Jon Jones confirma mudança para os pesados em 2013

12/11/2012 15:04

 

Campeão absoluto entre os meio-pesados, o norte-americano Jon Jones revelou que pretende migrar para os pesados até o fim de 2013. O fato já havia sido ventilado há algum tempo pelo alto grau de dominância que Bones exerce na atual faixa de peso, além de proporcionar motivação constante e maior reciclagem de desafios.

O desenho dos pesados mudou visivelmente nos últimos anos. De uma categoria instável e com menor número de revelações, ganhou bastante com a chegada de atletas do quilate de Júnior Cigano e Cain Velásquez, que aos poucos dão mais vida e moldam um estilo próprio geral de sucesso na divisão, por exemplo. Até o fim do ano que vem, provavelmente tudo estará estabilizado entre os contendores e Jones será ideal para potencializar o quesito ‘novidade de gala’.

Com complexão física longilínea e diferenciada (1.93m de altura, com 2,14 m de envergadura, a maior do Ultimate) sobre os demais concorrentes meio-pesados, além do talento inerente em golpes de habilidade e os cotovelos mais letais da história do MMA, o grande segredo de Jones entre os meio-pesados tem sido o aperfeiçoamento cada vez mais intenso em dominar as distâncias do combate alido ao pedigree forte no wrestling.

Nos pesados, este handicap pode ser equiparado e colocado à prova contra atletas muito mais brutais. Para bater adequadamente a marca na divisão que detém o título (até 93kg), o norte-americano tem de perder cerca de nove quilos do peso natural. Se isso exigirá um período mais delicado de adaptações e fará diferença positiva ou negativa, na nova empreitada, só a prática poderá dizer.

Dana White provavelmente não espera dos pesados do UFC o mesmo ‘senso de elite’ que a divisão tinha nos áureos tempos do boxe. Mas o chefão sabe que o apelo tradicional desta categoria, em qualquer modalidade de luta, ainda mobiliza pra valer o público, principalmente o norte-americano. Caso a migração de Jones realmente se concretize, cairá como uma luva.

Quem se arrisca a dizer que Jones vai acertar ao tentar a sorte nos pesados, assim seguirá o caminho direto rumo ao topo e vai aumentar ainda mais a ‘gordura’ dos números e estatísticas no UFC até se tornar o maior de todos os tempos?